Como escolher as fotos do álbum de casamento


Por experiência própria digo que, depois da definição da lista de convidados, a escolha das fotos do álbum de casamento pode facilmente ser a tarefa mais difícil. Por isso, pedimos a ajuda da fotógrafa Aline Machado, que deu dicas que podem facilitar a sua vida na hora de montar o álbum de casamento. E só para o post ficar mais divertido, ilustramos com alguns exemplos de lâminas* diagramadas pela Aline, para o álbum de casamento dessa que vos fala. :-)

Segundo a Aline, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que "o álbum de casamento é uma espécie de documento de família, que vai estar presente através das gerações. Portanto, todas as fotos escolhidas devem tocar o coração do casal. Pense que esse álbum vai contar uma estória e, sendo assim, precisa ter começo, meio e fim."

Geralmente os álbuns costumam conter entre 80 e 100 fotos. Pensando nisso, a Aline costuma pedir às suas noivas que o divida em 4 capítulos, para facilitar a montagem da "estória": 

Capítulo 1: Making of
  • Escolha imagens de itens que você usou no casamento, como sapato, alianças, vestido, perfume, etc. Vai ser legal relembrar esses detalhes daqui a 20 anos.
  • Aqui também pode entrar uma foto da vista do hotel, se houver, e fotos da noiva já pronta.
Exemplo 1 de lâminas* do making of

Exemplo 2 de lâminas* do making of

Exemplo 3 de lâminas* do making of

Capítulo 2: Decoração
  • Escolha cerca de 10 fotos que mostrem bem o lugar e o estilo da decoração que você escolheu, podendo ser 2 fotos mais gerais (mesa de doces e uma mais aberta do salão, por exemplo) e o restante de detalhes que você ache mais interessantes na sua decoração.
Exemplo de lâmina* de decoração




Capítulo 3: Cerimônia
Nesse capítulo entram alguns momentos muito importantes, que não podem ser esquecidos:
  • Noivo antes da cerimônia e durante a entrada dele
  • Entrada da noiva
  • Reação do noivo ao ver a noiva 
  • Foto mais aberta do local da cerimônia
  • Troca de olhares e carinhos
  • Benção e troca das alianças
  • O primeiro beijo de casados
  • Saída dos noivos
Exemplo 1 de lâminas* da cerimônia

Exemplo 2 de lâminas* da cerimônia

Exemplo 3 de lâminas* da cerimônia

As fotos dos padrinhos entrando na cerimônia podem ficar de fora, pois normalmente eles estão nervosos e não saem muito bem nas fotos. É melhor deixar para incluí-los no momento das fotos posadas, acrescenta Aline.

Capítulo 4: Festa
  • Fotos posadas com a família (os mais próximos, pais, irmãos, avós)
  • Fotos com os padrinhos. A dica para economizar espaço, principalmente se você tiver muitos casais de padrinhos, é usar uma foto do grupo, se houver.
  • Corte do bolo e brinde
  • Primeira dança do casal 
  • Fotos da pista. Aqui entram alguns "pontos altos" da pista. Noivos dançando/namorando/beijando, sendo jogados para o alto, rs...
  • Buquê. Uma foto da noiva jogando e uma da pessoa que pegou. Mas, atenção: só se essa pessoa for realmente próxima de você!
  • Uma foto do casal para fechar o álbum.
Exemplo 1 de lâminas* da festa, com a nossa primeira dança

Exemplo 2 de lâminas* da festa, com fotos de pessoas especiais, que fizemos questão de incluir no álbum


Exemplo 3 de lâminas* da festa, com imagens da pista de dança







Na hora de definir a quantidade de fotos de cada momento importante, pense nas seguintes proporções:
10% do total de fotos do álbum para o making of
30% do total de fotos do álbum para a cerimônia
30% do total de fotos do álbum para protocolos, decoração e detalhes
30% do total de fotos do álbum para fotos da festa e convidados.

Bom, até aqui tudo bem, certo? Mas como resolver aquele problema de indecisão quando você abre o DVD do fotógrafo e vê cerca de 2000 fotos maravilhosas? Eu, Michele, resolvi que a melhor forma seria escolher as fotos por eliminação, e trabalhei da seguinte forma:
  1. Abri uma pasta nova no meu computador, chamada "álbum de casamento", e copiei todas as fotos do DVD para dentro dela, pra facilitar na hora de eliminar.
  2. Dentro dessa pasta, abri outras 4 pastas com os nomes de cada capítulo: making of, decoração, cerimônia e festa.
  3. Dei uma primeira olhada geral nas fotos e fui apagando as que tinha certeza que não queria no álbum, e depois fui movendo as fotos de cada capítulo para dentro da sua respectiva pasta.
  4. Depois, com todas as fotos dividas por capítulos, dei uma outra revisada geral e fui eliminando mais fotos que amo, mas não o suficiente para colocar no álbum. Eliminei fotos muito parecidas entre si, fotos que eu achei que não ficamos muito bem, etc. Fui fazendo isso até chegar nas fotos que amava demais, e isso reduziu bastante a quantidade de cada pasta.
  5. Feito isso, já tinha chegado a um número bem mais reduzido, eliminando cerca de 70% das fotos. Aí ficou mais fácil fazer as escolhas as preferidas, de acordo com as dicas que a Aline deu nesse post. 
Muita gente não coloca fotos dos convidados no álbum. Acho até válido os noivos quererem priorizar fotos deles. Mas, ao mesmo tempo, também adoramos abrir nosso álbum e ver fotos de algumas das pessoas mais queridas que fizeram parte do nosso dia. Meu avô, por exemplo, não está mais entre nós, e eu sempre fico muito emocionada quando abro meu álbum e me lembro que ele estava presente no dia mais feliz da minha vida.

Esperamos que com essas dicas escolher as fotos do seu álbum se torne uma tarefa tão prazerosa quanto deve ser!

* Lâmina é o nome dado a cada duas páginas unidas de um álbum. Ao abrir o álbum você vê duas páginas, ou seja, uma lâmina.

 

CONTATOS

RIO | SP | BÚZIOS
.
michele@michelenavega.com
[11| 9.8484-9675]
.
Visite nosso site:
www.MICHELENAVEGA.com.br

SOBRE MICHELE NAVEGA

Formada em Design de Interiores e Gestão de Projetos, Michele Navega está à frente da M|N Decorações desde 2009. Com olhar despojado, aposta na mistura de materiais, texturas e estilos para desenvolver projetos de decoração personalizados e exclusivos, tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro.